Ser Empresário

Carlos Urban

Guilherme Brito

Empresário ou empreendedor, seja pequeno, médio, micro, individual ou autônomo. Escolha a melhor definição que você acredita ser adequada para aquele que gera empregos e cria renda.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Sim, é isso mesmo… Quem realmente gera empregos e gera renda em uma cidade, estado e país são eles, os empreendedores (ou empresários).

Nenhum governo, ou órgão não governamental, gera tantos empregos quanto esses homens e mulheres fazem em suas empresas. E é nessas empesas que, diariamente, geram milhões de empregos diretos e indiretos por este país, alimentando casas e sonhos.

Quando alguém precisa de um emprego, baterão na porta dos empreendedores e suas empresas, procurando vagas de trabalho. E, em muitos casos, é na porta das empresas pequenas, pois a indústria e a grandes empresas muitas vezes não tem oportunidades e requerem uma formação mais específica.

Milhares de empregos são gerados e milhares de pessoas tem sua renda conquistada nas pequenas empresas como os restaurantes, pizzarias, postos de gasolinas, consultórios, escritórios, entre outras.

Esses empresários e empresárias, são movidos a sonhos e a muita determinação, pois sobre seus ombros recai uma responsabilidade muito maior que a do técnico da seleção brasileira de futebol. Ao mesmo tempo, eles são em suas empresas o setor financeiro, o rh, o departamento de marketing, a área comercial, fiscal, enfim, todos os departamentos em uma única pessoa. Essa mesma que vai lutar para encontrar o ponto de equilíbrio e o tão sonhado lucro que irá abastecer seus sonhos.

O que quero dizer é sobre a importância desses homens e mulheres, que, no dia a dia trabalham para fazer a roda girar: do emprego, da renda, do consumo. São eles que fazem a roda do país girar. E que precisam ser valorizados por todos.

Há muito tempo escuto que, ser empresário é ser explorador, fica com todo o dinheiro, só quer ganhar, porém, é melhor fazer uma outra leitura: é na porta dessas empresas que irão encontrar o emprego. Assim, a valorização das empresas não importa o tamanho, por toda a sociedade é ponto fundamental para o crescimento da nossa sociedade, vencer as hipocrisias e ver que sem elas a roda não gira. E inúmeras vezes é isso que é feito, colocam inúmeros obstáculos para essa roda não girar.

Esses homens e mulheres merecem todo o respeito e um lugar de destaque na sociedade, pois fazem e transformam a sociedade, democratizam o emprego e levam renda às camadas mais baixas da população.

Parabéns a todos os empresários e empresárias do Brasil!

Veja também

5 ações para enfrentar a crise

De 3 a 7 de Maio, o programa de mentoria Enfrentar do SEBRAE contará com a participação dos sócios da Think Results, Carlos Urban e Guilherme Brito, a inscrição é gratuita.

Volta das férias

A volta das férias

Sair de férias, pode ser um pouco complicado para alguns empreendedores, por diversos fatores.

Fale conosco:

© Think Results Todos os direitos reservados