O que nos torna fortes?

Carlos Urban

Carlos Urban

Essa avaliação pode ser feita tanto no aspecto pessoal, quanto no aspecto profissional e, até mesmo, para nossa empresa, avaliando o que é forte nela e o que é necessário investir para melhorar.

Compartilhe:

O que nos torna fortes? Matriz de SWORD

Por muitas vezes, já escutamos as pessoas nos orientarem a determinar quais são nossos pontos fortes e quais são nossos pontos fracos. Essa ideia é muito utilizada quando falamos de Matriz SWOT, onde parte do exercício é justamente ter um olhar interno e avaliar quais são nossas características fortes e quais são aquela que precisamos desenvolver para atingir nossos objetivos. Essa avaliação pode ser feita tanto no aspecto pessoal, quanto no aspecto profissional e, até mesmo, para nossa empresa, avaliando o que é forte nela e o que é necessário investir para melhorar.

Se, ao invés de somente escutar esses conselhos, colocarmos de fato no papel tudo aquilo que consideramos ser forte em nossa maneira de conduzir as coisas e o que consideramos ser fraco, podemos criar ações para trabalhar esses pontos fracos e torná-los fortes.

Pontos fortes e fracos

Claro que dependerá muito de como iremos nos comprometer com essas ações. Pois nada adianta identificar, planejar e não realizar. Quando se tem dedicação, é certo que tudo que listarmos como pontos fracos, esses que precisamos melhorar, simplesmente se tornarão neutros ou, melhor ainda, se tornarão pontos fortes.

E precisamos ter uma atenção também para os pontos fortes que identificarmos. São esses pontos que poderão nos levar ao sucesso e ressaltar nosso sentimento de vitória e orgulho do que fazemos. Então, é muito importante manter em alta nossas características fortes que nos levam a realizar ações e, juntamente com o aprimoramento das características que desenvolveremos, nos tornará mais fortalecidos em busca dos bons resultados.

Ao entendermos essas questões e trabalharmos com características internas, podemos nos voltar para as caraterísticas externas, ou seja, para os aspectos que não dependem de nossas ações, para determinar os caminhos e obstáculos que devemos seguir.

Perceba que agora, com toda essa busca por entendermos melhor nossas características internas, podemos antever ações e atitudes diante do ambiente externo que convivemos, ou que nossa empresa convive. Uma dica, é muito importante conhecermos nossas virtudes e nossas limitações para entender qual é a melhor maneira de nos posicionarmos no mercado de trabalho, ou mesmo na nossa vida pessoal.

Respondendo a pergunta título, o que nos torna fortes é conhecer onde somos fracos e trabalhar para desenvolver essas características.

Faça acontecer com a MENTORIA Think Results! Saiba mais!

Ilustração: vectorjuice – br.freepik.com

Deixe aqui o seu comentário:

Veja também

você é líder?

Você é um líder?

Nesse momento, precisamos de líderes humanos, verdadeiros, íntegros e que não se importem com o seu tamanho e rótulo.

Fale conosco:

© Think Results Todos os direitos reservados