FÉRIAS GRANDE OPORTUNIDADE

Guilherme Brito

As férias são fundamentais para a sobrevivência do empreendedor enquanto pessoa e de sua empresa.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Férias! Um momento que aguardamos com grande ansiedade. Um momento para nos desligarmos do trabalho, do estudo, dos problemas, fazer as malas e partir para praia ou para o campo e só nos preocuparmos em desligar em descansar, curtindo o tão esperado momento de lazer.

Assim estaremos desligados dos problemas, de tudo o que nos aborrece e estaremos ligados 100% no que realmente importa: família, diversão, em nós mesmos, enfim, em tudo aquilo que a vida tem de melhor.

Mas será que é assim para quem é empreendedor? 

Para muitos empreendedores, férias é um momento distante, pois muitas vezes trabalham sozinhos, não tem sócio ou funcionário, o que torna sua atividade exercida somente por ele e, parar para férias, é prejuízo.

Para outros empreendedores, mesmo em uma sociedade ou com estrutura para ter esse momento, se colocar neste momento de férias torna-se praticamente impossível, pois o senso de responsabilidade e a preocupação com os clientes, contas nos bancos e pagamentos é muito maior e ficam presos ao trabalho. Trata-se do velho pensamento: centralização, a empresa não vive sem mim e somente eu sei como tocá-la

E tem aquela fatia de empresários que tira suas férias sem culpa nenhuma.  As férias são fundamentais para a sobrevivência do empreendedor enquanto pessoa e de sua empresa.

Quando falamos em férias, geralmente pensamos em praia ou fazenda, mas necessariamente não precisa ser assim. O fato de estar em casa e fazer algo diferente como, visitar amigos, familiares ou simplesmente quebrar a rotina, já faz maravilhas pela pessoa.

Agora, sem dúvida alguma estar com a família e amigos, fazer uma viagem, ficar próximo de quem se quer bem, conhecer novos lugares, fazer novos amigos, sem dúvida nenhuma faz maravilhas para a saúde física e metal de todos nós e das nossas empresas.

Quando estamos no processo de afastamento da rotina do trabalho um sentimento de culpa pela obrigação inunda nossa cabeça com pensamentos no que devemos fazer e no que deixaremos de fazer.

Quando estiver sentindo essa culpa, medo, quando o pensar que deveria ficar porque é preciso fazer isso ou aquilo… devemos parar e anotar tudo o que nossa mente nos diz… anotar em papel ou no celular, tudo aquilo que você, o seu senso de reponsabilidade, está dizendo que deveria fazer.

Isso será um grande exercício que trará ao mesmo tempo calma, tranquilidade e também um planejamento para uma série de atividades prontas para serem feitas quando voltar ao trabalho e, assim, produzir mais e melhor.

Além disso, estar em lugares diferentes, em contato com diferentes serviços e conhecendo novos produtos, outras empresas, é uma fonte de conhecimento. Bem como fazer novos amigos, conversar com pessoas novas, trará novos conhecimentos, além de uma excelente oportunidade de apresentar sua empresa, seus produtos e serviços.

Viu só! Férias é uma excelente oportunidade de descansar e ainda criar oportunidades, sem culpa. Mas, tudo bem se você decidir apenas descansar.

Foto: por lifeforstock – br.freepik.com

Veja também

5 ações para enfrentar a crise

De 3 a 7 de Maio, o programa de mentoria Enfrentar do SEBRAE contará com a participação dos sócios da Think Results, Carlos Urban e Guilherme Brito, a inscrição é gratuita.

Volta das férias

A volta das férias

Sair de férias, pode ser um pouco complicado para alguns empreendedores, por diversos fatores.

Empreender ou não, eis a questão.

Alguns pontos são precisos, não ter em mente, mas coloca-los no papel para avalia-los e preparar um ótimo Plano de Negócios que será seu guia para criar ações e desenvolver seu negócio, estruturar e colocar em operação sua empresa.

Fale conosco:

© Think Results Todos os direitos reservados