Empreender ou não, eis a questão.

Carlos Urban

Alguns pontos são precisos, não ter em mente, mas coloca-los no papel para avalia-los e preparar um ótimo Plano de Negócios que será seu guia para criar ações e desenvolver seu negócio, estruturar e colocar em operação sua empresa.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Pensando em se tornar um empreendedor?

Empreender envolve paixão, riscos e inovação. Paixão para motivar, fazer com que esteja no negócio. Sobre riscos, vale saber que você é o primeiro risco do seu negócio, uma vez que, provavelmente, não terá todas as competências, seja por experiência ou mesmo por falta de tempo, para tocá-lo. Os riscos devem ser bem analisados. Inovação para sair do trivial. Busque por alguma prática ainda não implementada no mercado para o seu produto. Avalie como os concorrentes se apresentam e pense em formas diferentes para o seu produto ou serviço.

Antes de seguir para desenvolver seu Plano de Negócios, reflita sobre duas questões:

Financeiramente. Quanto você consegue comprar de risco? Ou seja, quanto você consegue, financeiramente, preparar seu lado pessoal e familiar para que, por um determinado período, consiga manter as despesas de casa em dia. Esse recurso deve ser separado para esse fim e deve seguir pelo período que julgar necessário para o seu negócio entrar em operação com retorno financeiro.

Comportamental. Como você lida com o risco? Os riscos estarão presentes nos cenários que você descrever para o seu negócio. Mas não significa que ocorrerão situações que comprometerão seu desempenho. Podem ocorrer ou não. Se você avaliar bem e relacionar as possibilidades de risco, já poderá preparar ações mitigatórias para cada um. Lembre-se, você é o primeiro risco do seu negócio. Então, esteja preparado para seguir em frente.

Agora deve identificar e descrever cada ponto importante, não apenas para o seu produto ou serviço, mas, principalmente, para o seu negócio. É hora de preparar o Plano de Negócios e ao desenhá-lo. Tenha certeza que todos os pontos foram considerados.

Como identificar se o seu Plano de Negócios está desenhado de forma promissora e poderá proporcionar grande impacto e ótimos resultados?

Primeiramente, avalie qual a intensidade de inovação proposta pelo seu negócio. Um Plano de Negócios inovador aumenta a captação de investimentos e a atratividade com clientes.

Defina uma estratégia para o seu negócio. Ajuste no seu plano qual será a forma de divulgação, por exemplo. Deixe claro como fará para que o seu negócio esteja visível para o mercado.

Garanta que o seu negócio seja aplicável. Garanta que todas as etapas, até a entrega para o cliente, sejam de fato executáveis e com alto grau de implementação.

Dê muita atenção para a escalabilidade do seu negócio. Saiba como está a disposição do seu negócio para crescer, seja através do aumento no volume de vendas dos produtos e nos serviços prestados, ou na capilaridade através de novos clientes. Saiba como atraí-los para que haja a expansão do seu negócio.

Em termos do produto ou serviço, certifique-se que o seu negócio tenha potencial para agregar valor para os seus clientes. Que seja capaz de superar as expectativas dos investidores. E que seja atraente também para seus fornecedores e parceiros.

Bom trabalho e sucesso!!

Foto: criado por pressfoto – br.freepik.com

Veja também

5 ações para enfrentar a crise

De 3 a 7 de Maio, o programa de mentoria Enfrentar do SEBRAE contará com a participação dos sócios da Think Results, Carlos Urban e Guilherme Brito, a inscrição é gratuita.

Volta das férias

A volta das férias

Sair de férias, pode ser um pouco complicado para alguns empreendedores, por diversos fatores.

Fale conosco:

© Think Results Todos os direitos reservados