Pensando em se tornar um empreendedor?
Empreender envolve paixão, riscos e inovação. Paixão para motivar, fazer com que esteja no negócio. Sobre riscos, vale saber que você é o primeiro risco do seu negócio, uma vez que, provavelmente, não terá todas as competências, seja por experiência ou mesmo por falta de tempo, para tocá-lo. Os riscos devem ser bem analisados. Inovação para sair do trivial. Busque por alguma prática ainda não implementada no mercado para o seu produto. Avalie como os concorrentes se apresentam e pense em formas diferentes para o seu produto ou serviço.
Antes de seguir para desenvolver seu Plano de Negócios, reflita sobre duas questões:
Financeiramente. Quanto você consegue comprar de risco? Ou seja, quanto você consegue, financeiramente, preparar seu lado pessoal e familiar para que, por um determinado período, consiga manter as despesas de casa em dia. Esse recurso deve ser separado para esse fim e deve seguir pelo período que julgar necessário para o seu negócio entrar em operação com retorno financeiro.
Comportamental. Como você lida com o risco? Os riscos estarão presentes nos cenários que você descrever para o seu negócio. Mas não significa que ocorrerão situações que comprometerão seu desempenho. Podem ocorrer ou não. Se você avaliar bem e relacionar as possibilidades de risco, já poderá preparar ações mitigatórias para cada um. Lembre-se, você é o primeiro risco do seu negócio. Então, esteja preparado para seguir em frente.
Agora deve identificar e descrever cada ponto importante, não apenas para o seu produto ou serviço, mas, principalmente, para o seu negócio. É hora de preparar o Plano de Negócios e ao desenhá-lo. Tenha certeza que todos os pontos foram considerados.
Como identificar se o seu Plano de Negócios está desenhado de forma promissora e poderá proporcionar grande impacto e ótimos resultados?
Primeiramente, avalie qual a intensidade de inovação proposta pelo seu negócio. Um Plano de Negócios inovador aumenta a captação de investimentos e a atratividade com clientes.
Defina uma estratégia para o seu negócio. Ajuste no seu plano qual será a forma de divulgação, por exemplo. Deixe claro como fará para que o seu negócio esteja visível para o mercado.
Garanta que o seu negócio seja aplicável. Garanta que todas as etapas, até a entrega para o cliente, sejam de fato executáveis e com alto grau de implementação.
Dê muita atenção para a escalabilidade do seu negócio. Saiba como está a disposição do seu negócio para crescer, seja através do aumento no volume de vendas dos produtos e nos serviços prestados, ou na capilaridade através de novos clientes. Saiba como atraí-los para que haja a expansão do seu negócio.
Em termos do produto ou serviço, certifique-se que o seu negócio tenha potencial para agregar valor para os seus clientes. Que seja capaz de superar as expectativas dos investidores. E que seja atraente também para seus fornecedores e parceiros.
Bom trabalho e sucesso!!